segunda-feira, 15 de março de 2010

ANTES DE COLOCAR O VEÍCULO EM CIRCULAÇÃO:




A) Verificar condições físicas e mentais:- Condutor cansado, estressado, angustiado, deprimido, nervoso, irritado com sono, sob o efeito de drogas, bebidas ou rebites, medicamentos, com dores (torcicolo, fraturas, diarreia, vômito, febre e etc.), não deve dirigir!


B) Verificar documento de habilitação e do veículo:- A habilitação deve estar dentro do prazo de validade, depois de vencida o condutor tem trinta dias para renovar, período em que o condutor poderá dirigir. Verificar se a categoria de habilitação é compatível com o veículo que pretende conduzir. O documento do veículo de porte obrigatório é o Certificado de Registro e Licenciamento do veículo que deve estar em dia. Não se esqueça de conferir as placas que constam no documento antes de sair!


C) Verificar água e óleo:- Abra a tampa do motor e verifique o nível da água do reservatório, se estiver abaixo do nível, complete com água aditivada (aditivo recomendado pelo fabricante), mas o motor deve estar desligado e frio. Verifique o nível do óleo lubrificante do motor. Se o óleo estiver abaixo do nível mínimo, complete com óleo da mesma marca (o motor deve estar desligado, frio e o veículo em um terreno plano). Se você andar com falta de água ou óleo, o prejuízo será alto, o motor pode travar e provocar um acidente!


D) Verificar equipamentos obrigatórios:- Veja a Resolução 14/98-CONTRAN, mas principalmente: macaco, chave de rodas, estepe, extintor de incêndios, triângulo, velocímetro, buzina, limpador de para brisas, pala interna de proteção contra o sol, faróis principais (luz de posição, luz baixa e alta) e lanternas sinalizadoras (luz de freio, pisca-pisca, alerta e ré), espelhos retrovisores externos e internos, luz da placa, silenciador de ruídos, cintos de segurança limpos e em prontas condições para uso.


E) Ajustar o banco destinado ao condutor:- O apoio das costas deve estar ereto, os braços e pernas devem estar levemente flexionados (você não pode estar nem muito perto, nem muito afastado do volante), a cabeça deve estar apoiada no protetor de cabeça.


F) Ajustar os espelhos retrovisores:- O espelho interno deve estar regulado de forma que você veja toda a janela de trás. Os espelhos externos devem estar regulados de forma que você veja na metade dos espelhos a traseira do veículo na altura do trinco da porta (se você não entendeu, procure um profissional para explicar pessoalmente e na prática).


G) Colocar o cinto de segurança e exigir que os passageiros façam o mesmo:- O cinto de segurança é obrigatório e salva muitas vidas, mas tem que ser usado corretamente. Não pode pegar no pescoço e nem na parte mole da barriga, principalmente mulheres grávidas. Se você é de baixa estatura e o cinto não dá regulagem de altura, use uma boa almofada! Crianças até quatro anos devem ser transportadas em cadeirinhas especiais e somente poderão ser transportadas no banco dianteiro após os dez anos de idade.


H) Colocar a alavanca de marchas em ponto morto:- Sempre que for mexer no câmbio (marchas) pressione o pedal de embreagem até o final, mas não olhe para os comandos.


I) Dar a partida:- Ligue o motor sem pressionar o pedal do acelerador e não saia sem baixar o freio de mão, observar através dos espelhos retrovisores e se não conhecer o capítulo III do código de trânsito brasileiro (Normas gerais de circulação e conduta), NÃO SAIR!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário